segunda-feira, 4 de março de 2013

Elaine Campos - Abuso Sonoro

Como a fanpage foi criada antes do blog, vamos publicar as vocalistas homenageadas de acordo com a ordem que publicamos no facebook!
Para os que não conhecem, essa é Elaine Campos, ex-vocalista da banda punk que foi muito expressiva no Brasil, Abuso Sonoro.


Biografia
A MEMÓRIA COMO INSTRUMENTO DE RESISTÊNCIA

Mais difícil do que enfrentar o passo final de uma trajetória, cujo o envolvimento de todas as pessoas foi intenso e criativo, é a importância de resgata-la, não somente da construção e preservação da memória, mas fundamentalmente no sentido de socializa-la.

Faz alguns anos que o grupo de pessoas envolvidas com o Abuso Sonoro tenta recuperar um pouco dessa trajetória, desde sua expressiva produção realizada ao longos desses anos, justamente para dar continuidade aquilo que foi interrompido, como forma de reconstruir as histórias que permaneceram na memória do passado, e que podem ser reveladas pela voz do tempo presente.

O objetivo deste espaço é contribuir para que esse registro das experiências e das diferentes visões envolveram a banda, colabore positivamente de alguma maneira nas discussões dos temas que foram abordados nas letras, nos textos, nas capas dos discos, na palavra falada nos concertos, e que ainda hoje continuam sendo parte fundalmental e de importância para que as bandas punks continuem contextualizando suas experiências politicas, e fortalecendo também sua resistência contracultural. 

A memória para nós é como mecanismo de registro, retenção, depósito de informações, conhecimento experiências [...] cuja produção e acabamento se realizaram no passado e que cumpre transportar para o presente. No entanto, a memória não se resume a um pacote de informações, previsto e acabado e sim, refere-se a um processo permanente e vivo de construção e reconstrução que se dá no presente e com o intuito de responder questões atuais, ou seja, a elaboração da memória efetiva-se no presente. (Ulpiano Bezerra Meneses, 1992; Helio Ricardo Sauthier, 2009).

Resistentes e existentes! Nem um passo atrás!

ABUSO SONORO (1993-2006)
Texto retirado da Biografia da banda no Facebook

Links relacionados:
http://www.myspace.com/abusosonoro
https://www.facebook.com/pages/ABUSO-SONORO/343250863864


Assita:

Nenhum comentário:

Postar um comentário